Como aprender a cozinhar em apenas um post!!!

Atualizado: Mar 21



Tá achando que título deste post é brincadeira? Não!!! Não é!!!

Vou explicar... Quando casei eu nunca tinha cozinhado. Achava que era fácil e que eu não precisava me preocupar pq no fatídico dia eu ia me lembrar dos ingredientes, ia colocar na panela e tudo ia dar certo. Não é assim!!! No fatídico dia, você lembra dos ingredientes, coloca na panela e o resultado é uma gororoba horrorosa e incomível (sei lá se existe essa palavra!!!)

Pra vc ter ideia... quando voltei da lua de mel eu e meu marido passamos uma semana comendo sopa de cebola de saquinho. Eccccaaaa!!! Nem eu e muito menos ele sabiam cozinhar!!!

Depois de muitas tentativas (e olha que eu tinha muita vontade que desse certo) eu (como muitas outras pessoas) um dia cheguei a conclusão que cozinhar era para quem tinha dom e que eu não tinha nascido pra isso.

Se eu quisesse cozinhar um pouquinho (nem que fosse para sobreviver) eu teria que fazer algum curso de culinária ou, como dizia o meu marido, "fazer um curso de mãe" (vamos e venhamos, por mais que você adore a sua sogra, tem coisa mais ofensiva para uma esposa do que o marido mandar você fazer um curso com a mãe dele?!?! Isso é motivo de divórcio na certa!!!).

Bom, eu não tinha tempo para fazer curso de culinária (nem dinheiro) e também não tinha a menor disposição (por motivos óbvios) de fazer o tal "curso de mãe". Pra completar, eu tenho uma característica (que acho que é comum a todos os outros mortais) que se eu não sei fazer alguma coisa, o resultado óbvio é que eu não gosto de fazer. Pego birra, empaco, cristalizo!!! Certo? Alguém se identificou?

Levei anos (quase 18!!!) para descobrir que eu estava completamente, absolutamente e integralmente errada!!!

Cozinhar não é para apenas para quem tem o dom e não é apenas para quem nasceu para isso.

TODOS NÓS - sem exceção - nascemos para cozinhar muiiiito bem e é uma atividade relaxante e maravilhosa.

Se vc é humano vc nasceu para cozinhar. Então é NATURAL!!! Faz parte do ser humano cozinhar pq cozinhar é a atividade que é responsável pela nossa sobrevivência. Duvida? É só vc refletir que nosso dia se resume em nos alimentarmos pelo menos 3 vezes ao dia.

Vou te contar o segredo para que você aprenda a cozinhar perfeitamente (qualquer comida doce ou salgada) em apenas um post, sem ter ido a nenhuma aula de culinária e, mais, se não der certo você pode me avisar que corto os meus pulsos...

Isso é muiiito sério!!! Deu pra sentir que estou falando muito sério? Já te convenci? Então vamos às Regras de Ouro...

Primeira Regra: Se você nunca cozinhou ou vai cozinhar uma receita pela primeira vez, jamais altere os ingredientes originais, jamais altere as medidas e jamais faça a receita com ingredientes que não são frescos.

Segunda Regra: Use sempre as medidas padrões oficiais. Se a receita for medida em xícaras, copo ou colher, essa medida que você vai utilizar não é a sua xícara de chá, ou o copo que você toma água, ou a colher que você usa para tomar sopa ou mexer o leite no café da manhã. Se você insistir vai ver que seu arroz vai ficar aguado, o bolo chumbado e outras tragédias a mais.

A tal "medida padrão"que estou falando é a que é dada por aqueles utensílios que você sempre vê nas lojas e que sempre ignora pq acha que são desnecessários. Bingo!!! Está aí o principal erro na execução das receitas. Minha sugestão... Compre os itens abaixo:

Medidas padrão de colher:

Medida padrão de xícara:

Ahhhh... tua receita apresenta medidas em inglês?! No problem... Os bons utensílios sempre mostram as medidas em português e em inglês.

Essas aqui são um dos meus jogos... (tenho várias!!!)


Terceira Regra: Se você nunca cozinhou comece com receitas fáceis. Assim como um bebê começa a dar seus primeiros passos com cuidado o mesmo devemos lembrar ao nos aventurarmos na cozinha. Tente controlar a vontade de fazer um prato francês na primeira aventura gastronômica pq a chance de tudo ir para a lata de lixo é grande. Escolha uma receita fácil. Dê preferência escolha um bom site na internet que tenha o vídeo da receita. Assista duas a três vezes o vídeo, anote de forma simplificada o passo-a-passo e assegure-se de ter todos os ingredientes e apetrechos necessários para realizá-la. Separe todos os ingredientes, meça as porções e não faça trocas ou substituições. Assim se vc errar não vai conseguir saber se a receita é que estava errada ou o ingrediente que vc substituiu é que alterou o resultado final.


Quarta Regra: Use fontes de receita confiáveis, assista aos vídeos e leia os comentários. Hoje em dia está muito mais fácil cozinhar, não precisamos recorrer a livros caros. A internet está cheia de boas receitas com ingredientes fáceis e bem explicadas. Leia os comentários das pessoas que tentaram executar a receita para aproveitar as dúvidas.


Quinta Regra? Corre pra cozinha pq tudo que você preparar será um sucesso!!!


Ah... se vc não acredita que aprendi a cozinhar então dê uma olhadinha nas fotos abaixo...

Está convencido?!?!

Beijos no coração e espero que vc me diga o que achou desse post.


3 visualizações