A deliciosa história da França


A deliciosa história da França, as origens, fatos e lendas por trás das receitas, vinhos e pratos franceses mais populares de todos os tempos, de Stéphane Hénaut e Jeni Mitchell, da editora Seoman, é um livro simplesmente delicioso.


O livro percorre a história da França através de suas receitas, dos seus vinhos e seus pratos, contextualizando a criação de cada um com a história, a geografia e a antropologia.


Você vai ler histórias absurdas e surpreendentes de camponeses e reis em um país que leva muito à sério o prazer de criar e cultivar alimentos incríveis e toda arte de degustá-los.


Lendo as páginas do livro vc se vê nos salões de Versailles ao lado de Luis XIV - o Rei Sol, acompanhando uma audiência onde ordenou ao seu hortelão, Jean-Baptiste La Quintine que desafiasse a natureza fazendo-a produzir suas frutas e legumes favoritos fora de estação, sentado ao lado de Rousseau, Diderot e Robespierre, conspirando nos Cafés parisienses, no olho do furacão da Revolução Francesa, ou auxiliando Dom Péringnon em seus experimentos quando ele descobriu qual a quantidade exata de açúcar que deveria acrescentar na champanhe para suas borbulhas não explodissem as suas garrafas.


Termino afirmando que nunca aprendi tanto sobre a história política da França como nesse livro. Impressionante como aliar um assunto "aparentemente" nada a ver como gastronomia como história e antropologia faz com que o conhecimento se perpetue e se solidifique. #ficaadica para os professores de história e geografia acrescentarem a A deliciosa História da França em sua bibliografia.

Muito mais do que um livro sobre a história da gastronomia francesa A deliciosa História da França é um convite a cultura.


Para degustar o seu próximo vinho ao lado de Luis XIV acesse o link:

https://amzn.to/3oQiqn3

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo