Banneton: Utensílios imprescindíveis para assar pão de fermentação natural em casa

Atualizado: 22 de jan. de 2021

Esse é o segundo post de uma série que estou fazendo para explicar e desmistificar quais são os utensílios imprescindíveis para que você faça seu pão de fermentação natural em casa com cara e sabor dos pães das melhores boulangeries francesas, sem gastos desnecessários. Hoje valor falar sobre o Banneton.



E afinal o que é e para que serve o Banneton?



O Banneton é um cesto de fibra natural cilíndrica, sem nenhum tipo de verniz ou selador, que serve para:


  1. o pão crescer e fermentar;

  2. dar sustentação e formato a massa; e

  3. trocar umidade superficial com a massa;


Vamos tratar de item por item então...


1. o Banneton serve para o pão crescer e fermentar:



Como vcs sabem o que faz de um pão de fermentação natural um pão saudável não é o fato dele ser ter sido elaborado a partir do levian (ou massa madre ou levito ou fermento natural ou sourdough ou qualquer outro termo que vc já tenha lido por aí). O que faz o pão de fermentação natural um pão saudável é o fato do pão ter sido submetido a uma:


(a) fermentação longa e lenta, acima de 24 horas de fermentação real, ou seja, uma fermentação em que o pão cresce e fermenta por mais de 24 horas. Esse tempo é contado a partir do momento em que o levian é acrescentado na massa (não entra nesse computo de tempo o tempo de crescimento do levian ok?) até o momento em que a massa é submetida ao processo de cocção.


(b) ter sido elaborado apenas com levian sem nenhum tipo de acréscimo de fermento biológico (esse assunto vou tratar em outro post ok?).


2. o Banneton serve TAMBÉM para dar sustentação e formato a massa;


Para falar sobre esse item vamos esclarecer em que momento o Banneton é utilizado?


O Banneton é utilizado durante a segunda fermentação da massa após ela ter sido modelada.


Se nós simplesmente modelarmos a massa e não utilizarmos nenhum meio de contenção essa massa irá crescer, fermentar e relaxar perdendo o formato. Desse modo, precisamos do Banneton para manter e sustentar o formado dado a massa durante a modelagem.

3. o Banneton TAMBÉM serve para trocar umidade superficial com a massa:

E aqui cabe mais uma explicação adicional... O pq o Banneton deve ser elaborado apenas em fibra natural cilíndrica sem nenhum tipo de verniz ou selador? Vamos lá...


O Banneton deve ser elaborado apenas em fibra natural cilíndrica, sem nenhum tipo de verniz ou selador, pq queremos que a massa troque umidade com o cesto. Como assim?!?!


A massa do pão contêm água e durante o segundo período de fermentação, além de crescer, fermentar e manter o formato, a massa acaba por trocar umidade com o Banneton (lembrando que o Banneton é um meio seco, poroso e está enfarinhado) e com isso a parte mais superficial da massa fica "mais seca" ou "menos úmida".


E o pq essa característica é muito interessante? Pq ela permite que a incisão que será feita no momento de decoração, que é anterior ao momento da cocção, seja feito com uma precisão muito maior, pq a lâmina de corte vai deslizar na massa e não grudar.



Desse modo, vc pode concluir que se a massa deve trocar umidade superficial com o Banneton então além do Banneton ser um item imprescindível ele também não pode ser substituído por "banneton de plástico"(é sério essa aberração existe!!!), cesto de vime, peneira, pano, escorredor de macarrão etc, ou por qualquer outra gambiarra.


Tentar substituir o Banneton por "banneton de plástico", cesto de vime, peneira, pano, escorredor de macarrão etc, são gambiarras que só vão fazer com que o seu pão apresente defeitos e dificultem que vc tenha um resultado satisfatório. Pense que vc está fazendo um pão que leva mais de 24 horas para ficar pronto e tire suas conclusões se vale a pena gastar o seu tempo e o seu dinheiro fazendo gambiarras.


E pq eu não posso usar um cesto de vime já que ele é tão semelhante ao Banneton? Simples!!! É só observar a foto de um Banneton e um cesto de vime. O Banneton é feito com uma fibra natural cilíndrica e porosa e não apresenta entrâncias e vãos que podem fazer com que sua massa escorra perdendo o formato e também perdendo volume. Além disso, a massa úmida e levedada que por ventura venha a escorrer pelos vãos do cesto de vime serão um excelente veículo para o crescimento de bolor e de larvas que são atraídas pela farinha umedecida.


Provavelmente vc vai insistir na pergunta... mas e esse eu usar nesse cesto de vime uma capa semelhante a uma touca de tecido? Ai vou ter que te pedir para fazer as contas. Pra que vc vai gastar dinheiro em um cesto e em uma touca de tecido se com a soma do valor dos dois itens vc compra um Banneton e seu pão ficará perfeito?!?!


Outro aspecto importante ressaltar é a contaminação. Explico... se o Banneton durante a segunda fermentação troca umidade com a massa o oposto também acontece após a massa ser retirada do cesto. Ou seja, o meio ambiente absorve a umidade do Banneton após a massa ter sido retirada dele. Quando a massa é retirada de um cesto de vime, o vime não consegue eliminar a umidade com a mesma efetividade com que a fibra natural do Banneton elimina, causando contaminações por bolor e larvas. E quanto ao tecido ele terá que ser lavado após o uso o que faz com que contaminações possam acontecer com mais frequência.


Aí vc pode me questionar... Rebecca mas eu vi um Banneton na internet que já vem com essas toucas?!?!