FAÇA + compre -

February 1, 2019

 

 

Quer ter saúde? Então pare de comprar pão!!! Vc é o que vc come.

 

O pão de verdade é preparado EM CASA apenas com água, sal e farinha. Sim EM CASA!!!

 

Vc já teve a curiosidade de ler o rótulo dos pães que vc compra no mercado? Ou vc já teve a curiosidade de perguntar na padaria sobre a qualidade e a composição dos ingredientes usados para preparar o seu pãozinho francês de cada dia? Vc já visitou a produção da padaria que vc vai todo santo dia para comprar o seu pão do jantar? Hummmm!!!

 

Já parou pra pensar quanta coisa estranha tem dentro de um pão de pacote ou de padaria?

Vc sabia que qualquer pão que vc compra fora de casa pode ter até 21 ingredientes?!?!?! ISSO DEFINITIVAMENTE NÃO É PÃO E NÃO FAZ BEM A SAÚDE. 

 

‘Mas Rebecca eu como pão integral de marcas boas’ ou ‘eu compro meu pão de fermentação natural da padaria descolada natureba’. Não interessa!!! Vc não tem nem ideia -a mínima ideia (e também nenhuma certeza)- do que está consumindo.

 

Mesmo as Padarias Artesanais com pegada descolada e natureba não te dão a segurança necessária para que vc afirme -categoricamente- que tem certeza que o pão que vc está comprando a 45,00/kg é um pão de verdade, feito APENAS com fermentação natural e que os insumos utilizados são de boa qualidade. Vamos e venhamos... a 45,00/kg os insumos não podem ser nada menos do que de primeiríssima qualidade, mas infelizmente não são.

 

Vivo recebendo relatos verdadeiros a respeito da fabricação de pães de fermentação natural. Pois é... a nossa indústria alimentícia é muiiiito corrupta e os produtores artesanais também o são. Não se iluda! Triste, muito triste né?!?! (É claro que temos algumas raras exceções, mas bem raras mesmo)

 

 

 

Desculpe falar a verdade, mas vc sabia que grande parte, grande parte mesmo, das padarias (mesmo Artesanais) “batizam” o teu pão de fermentação natural com fermento biológico e com farinha de baixa qualidade? Sim!!! Batizam sim! Não se engane. Batizam e batizam mesmo pq os pães tem que sair todos os dias nos horários em que as pessoas têm o hábito de comprar pães pq se eles saírem depois não terão destino e o prejuízo é certo. Ou vc acha que o pão de fermentação natural vai sair todo dia no mesmo horário e que a padaria vai perder dinheiro respeitando a natureza ou até mesmo perder fornadas pq naquele dia o Levain não fermentou adequadamente?!?! Vc algum dia chegou na Padaria (independente de ser a convencional ou a Descolada Natureba) e eles disseram que não tinham pães pq naquele dia o Levain não se desenvolveu adequadamente? Clarrroooooo que não!!!

 

Outra perguntinha básica... já comeu brusqueta de fermentação natural na Padoca descolada? Sério?!?! Vc sabia que vc está comendo pão que não foi vendido e que está sendo reaproveitado?

 

Vc acha realmente que existem padeiros/padarias dispostas a pagar 15,00 o kg da farinha francesa ou outra farinha top e trabalhar em um pão por 24/48 ou até 72 horas com um lucro baixo, honesto e que vão “soltar” as fornadas no horário em que o Levain resolveu crescer?

 

 

 

‘Mas Rebecca vc faz fornadas!!!’, sim eu faço, só que faço só quando eu quero, pq gosto e não vivo disso. Meus pães são feitos com 100% de farinha francesa Bagatelle, meu Levain é alimentado apenas com farinha francesa Bagatelle, os embutidos que uso nos meus pães são 100% carne e da Salumeria Romani.

 

Já cheguei a ouvir de um conhecido que ele não trabalhava com a Salumeria Romani, pq embora fosse um produto de excelência, ele tinha que ter lucro e se preocupar em pagar boletos no final do mês. Eu ouvi a frase, ninguém me contou!!! Infelizmente!!! Vc leu em algum lugar nessa última frase que o objetivo do "conhecido, padeiro descolado" era fazer o cliente dele feliz ou que ele tinha a preocupação em produzir um produto de qualidade? Não? Eu também não!!!

 

Quem já comprou os meus pães já viu eles sendo preparados. As minhas farinhas e o meu Levain estão sempre a mostra. Meus “clientes” sabem que não tenho constrangimento nenhum em cancelar uma fornada se eu entender que o meu pão não está com a qualidade que eu julgo necessária. Também não tenho nenhum objetivo de ganhar dinheiro com as fornadas.

 

Meu objetivo é proporcionar que as pessoas tenham a experiência de experimentar pães de verdade, pães de fermentação natural, com insumos de primeiríssima qualidade e sintam a NECESSIDADE de aprender a prepará-los. As fornadas são apenas uma desculpa para conhecer gente e divulgar a arte de comer e viver bem através de um pão de verdade preparado em casa apenas com água, sal, farinha e muito amor.

 

Eu sei bem o quanto eu sofri com refluxo e má digestão terceirizando a elaboração do meu alimento (principalmente o pão) a padarias supostamente descoladas e naturebas. NÃO CONSUMA ALIMENTOS QUE NÃO FORAM PREPARADOS PELAS SUAS MÃOS. Um alimento preparado em casa, com insumos de qualidade, além de alimentar o seu corpo ele trata a tua alma e a tua mente. O preparo do alimento é um momento de concentração, de relaxamento, de compartilhamento, de amor, de comunhão em família.

 

‘Mas Rebecca, mas eu não tenho tempo e não gosto de cozinhar’, então não cozinhe sozinho!!! Convide a mãe, o pai, os filhos, o marido, os amigos. Preparem juntos a refeição. Vc vai ver que esse slogan do “eu não gosto e não tenho tempo” vai se transformar no melhor momento do seu dia. Invista na sua saúde. Não adianta pagar academia, correr maratona, se acabar no Crossfit se vc não investir em preparar COM AS SUAS PRÓPRIAS MÃOS os seus alimentos.

 

 

 

Quando vc cozinha vc gasta energia, relaxa, come menos, PENSA no que está comendo. Vc não engole a comida, vc saboreia, vc degusta. Vc não desperdiça e não produz lixo desnecessário.

 

Fazer a própria comida é o maior ato de ativismo que vc poderia realizar. É até um ato político eu diria. Viva essa experiência. Mude o mundo através do seu prato, mude o mundo a partir da sua saúde. Bora cozinhar e ser feliz?

 

 

 

Créditos: fotos @thaisporschfotografia

 

#garagemgourmetdarebecca #chefrebeccaaguiar #levain #massamadre #sourdough #sourdougbread #lievito #fermentacaonatural #bannetonbrasil #banneton #apaneladeferro #umpaopordia #projetopaodiario #minhorta #armazemdojardim #liebeartes #tutusapatilhas #emporiodosabor #terracafecwb #panipano #pieginagourmet #lamarcenarialaser #salumeriaromani #cervejariaitapocorói #blackbirdamigurumi #maispaomenosfome #maispaomaisamor #kitchenaidbrasil #kitchenaid #kitchenaidusa #cozinhemaiscompremenos #descasquemaisdesembalemenos #ativismogastronomico

Please reload

Moda