Delícias do Descobrimento

Atualizado: Mar 31



Delícias do Descobrimento é um livro com linguagem fácil e rápido de ler, tem apenas 208 páginas e muito conteúdo gastronômico e histórico. Excelente livro para quem quer ampliar a cultura gastronômica.

O livro percorre os hábitos alimentares dos índios, colonos, escravos, senhores e aventureiros que viveram no Brasil ou estiveram por aqui na época do Descobrimento, e todas as relações sociais que se desenvolviam por aqui em virtude da colonização.


Apresenta também desenhos originais e trechos de livros em que zoólogos e botânicos tentavam descrever para os conterrâneos no Velho Mundo, os maravilhosos, feroses, exóticos e desconhecidos, animais e plantas que aqui existiam.

O livro ainda conta com muitas receitas para ilustrar o preparo de alguns pratos “exóticos” como anta, peixe-boi, baleia, papagaio, macaco etc, o que nos esclarece como eram métodos culinários empregados na época, quais sabores compunham os pratos e como era o paladar das pessoas.

É um bom livro para estudantes e profissionais da gastronomia, sobretudo os que se interessam em aprender sobre a história da verdadeira gastronomia brasileira. Também é uma excelente referência para antropólogos e historiadores por demonstrar a relação entre gastronomia, cultura e história no século XVI.

O livro é baseado em cartas de jesuítas e em diários de documentação escritos pelos habitantes do Brasil e por viajantes que acompanharam expedições com o fim de “contar” ao Velho Mundo tudo que por aqui existia.

O livro começa descrevendo as deliciosas frutas e vegetais, os feroses e espetaculares animais que eram comidos e o que se bebia por aqui nos idos de 1500.

Também fala sobre os alimentos e remédios que o Brasil exportava para Portugal e sobre a globalização vegetal e animal ocorrida por aqui.

Delícias do Descobrimento: a gastronomia brasileira do século XVI de Sheila Moura Hue da editora Zahar

Para comprar o livro clique no link: https://amzn.to/3crBDrC

#garagemgourmetdarebecca #chefrebeccaaguiar #editorazahar #deliciasdodescobrimento #sheilamourahue #historiadobrasil #historiadagastronomianobrasil

62 visualizações0 comentário