Macarrão com Manteiga e Sálvia



Ingredientes:

✔️1 pacote de 500 gramas de macarrão (eu usei bucattini n. 09 da Barilla)

✔️100 gramas de manteiga sem sal

✔️um fio de azeite

✔️Folhas de Sálvia lavadas e secas

✔️Pimenta do reino moída na hora

✔️Sal

✔️50 gramas de queijo parmesão ralado fino

Modo de fazer:

  1. Em uma panela grande e funda ferva 3,5 a 4 litros de água com 1 colher de chá bem cheia de sal. Tampe a panela ***não use óleo na água ok!**

  2. Quando a água estiver borbulhando e a tampa da panela estiver fazendo barulho, retire a tampa e coloque o macarrão observando o tempo de cozimento determinado pelo fabricante. Mexa o macarrão com um garfo no início e na metade do tempo de cozimento. Dessa forma vc garante que os fios do macarrão não grudem uns nos outros.

  3. Faltando 5 minutos para terminar o cozimento do macarrão, coloque em uma panela funda, 100 gramas de manteiga e o fio de azeite. ***Cuidado para não queimar a manteiga***

  4. Assim que a manteiga estiver derretida acrescente as folhas de sálvia. Salteie levemente as folhas da sálvia. Elas deverão ficar levemente crocantes.

  5. Faltando 1 minuto para terminar o cozimento do macarrão retire uma xícara de água de cozimento e acrescente aos poucos na panela onde você está salteando a sálvia. Com essa água fervida e repleta de amido do cozimento da água da massa do macarrão irá formar um molho cremoso. Deixe reduzir levemente.

  6. Escorra totalmente a água do macarrão.

  7. Acrescente o macarrão na panela do molho de sálvia e deixe o macarrão cozinhar no molho por mais 1 minuto. Mexa o macarrão para que o molho de manteiga e sálvia possa incorporar em toda a massa.

  8. Acrescente pimenta do reino moída na hora e sal.

  9. Sirva acompanhado de queijo parmesão ralado na hora.


0 visualização